Quantcast
Channel: Mágica Literária » Aventura
Viewing all articles
Browse latest Browse all 48

Resenha: Sombras Vivas, de Cornelia Funke e Lionel Wigram

$
0
0

SombrasVivas

Título original: Fearless
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765190
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Sonali Bertuol
Skoob

ATENÇÃO! Esta resenha pode conter spoilers do livro anterior da série; leia por sua conta e risco!

 Leia a resenha de A Maldição da Pedra aqui!

 

Will o abraçou quase tão forte quanto antigamente, quando Jacob o salvava de algum valentão do quarto ano no pátio da escola. Sim, valera o preço, contanto que o irmão nada soubesse sobre o montante pago. p.22

A história começa alguns meses depois do término de AMdP. Fux aguarda Jacob que voltou ao nosso mundo atrás de um certo artefato que ele mesmo trouxe alguns anos atrás. O preço por ter salvo o irmão foi alto, alto demais e, agora com a maldição da Fada Escura em seu peito, ele tentará a todo custo se livrar dela. Não, ele não está virando pedra como Will, é algo diferente, mas também muito grave. Ao voltar ao Mundo do Espelho com o artefato, ele quase morre em mais uma tentativa de reverter a maldição. Fux assumiu o trabalho de caçadora de tesouros e numa das caças acabou ferida e se encontra sob os cuidados de Valiant. Jacob vai atrás de Fux e, a contragosto, conta a ela sobre sua maldição. Durante o jantar, Valiant conta detalhes de uma descoberta recente nas minas dos anões, o túmulo de um rei bruxo que possuía uma arma de guerra mágica chamada balestra. Jacob acredita que a balestra, que é uma espécie de besta (vide imagem da capa do livro), talvez possa ser exatamente o que ele precisa.

Ao entrarem no mausoléu do rei, veem que algumas partes do corpo estão faltando e há um enigma para encontra-las e, só após as partes serem juntadas ao corpo, é que se pode descobrir a localização da balestra. Para juntar as partes, eles percorrerão grande parte do Mundo do Espelho e esta jornada se mostrará ainda mais perigosa que a anterior, tanto para Jacob quanto para Fux.

Cornelia tem o incrível talento de escrever continuações que são ainda melhores que os livros anteriores. A narrativa continua envolvente e maravilhosamente poética, com inúmeras lindas citações. Mesmo com toda a poesia da narrativa, há muita tensão e a expectativa aumenta a cada página. Os cenários são perfeitamente detalhados, como se ela estivesse descrevendo algo real. A todo o momento no qual se poderia pensar que as coisas iam, finalmente, dar certo, acontece uma reviravolta que acaba por revelar um perigo ainda maior.

Nesse livro conhecemos um pouco do triste passado de Fux e confesso que passei a gostar ainda mais dela. Também conhecemos ainda mais os sentimentos de Jacob e, pelo que senti, de uma forma ou de outra, ele aprendeu a ter medo, principalmente por Fux, embora ainda seja mestre em não demonstrar.

Há muitos novos personagens que só acrescentam à trama e também a inclusão de um grande concorrente a Jacob na busca pela balestra. Mais uma vez vemos a “história verdadeira” de muitos de nossos contos de fadas e que tem finais nada felizes no Mundo do Espelho. Achei muito interessante essa abordagem dos contos de fadas e reafirmou minha opinião que este não é um livro voltado para os pequenos, é mais juvenil adulto.

O final fechou a história, mas deixou um grande e belo gancho para uma continuação. Fiquei surpresa de como as coisas aconteceram e gostei muito dele e do livro como um todo. Cornelia se superou e me fez admirar mais o trabalho dela. Fiquei bem mais empolgada com Sombras Vivas do que com A Maldição da Pedra e agora estou ansiosíssima para ler o próximo volume.

A edição da Seguinte ficou primorosa. Adorei o metalizado da capa destacando as mariposas. Desta vez, não há moldura com os desenhos da Cornelia em torno das páginas que iniciam capítulos, apenas imagens menores antes dos títulos, o que não diminui o encanto passado no traço. Ainda conta com um lindo mapa do Mundo do Espelho.

20131203_090209

Pela minha pesquisa no Goodreads, há previsão de mais três livros (!) ainda sem nome. Recomendo fortemente a leitura da série. Quem é fã de fantasia com certeza não vai se arrepender.

 Jacob ainda era um garoto que se achava capaz de fugir da própria sombra. p.13

20131203_090452

Classificação:

excelente

 

 

p.s.: acho que seria bom não ler a sinopse, nem a contracapa, por isso não coloquei o link da sinopse. Na verdade, eu recomendo para todos os livros. rs


Viewing all articles
Browse latest Browse all 48

Latest Images

Trending Articles



Latest Images